28 julho 2014

0

Escala de ph dos cabelos

O que mais se ouve por ai são mulheres cansadas de procurar o tratamento perfeito para os seus cabelos. Ou o shampoo deixa o cabelo ressecado, ou a máscara de hidratação pesa nos fios deixando-os sem forma. E ai se forma uma coleção de shampoos, condicionadores… E maridos inconformados dizendo que poderíamos abrir uma loja.
Mas o grande segredo que muitas mulheres esquecem, e que faz toda a diferença na escolha de um produto é o PH! Traduzindo: Potencial hidrogeniônico.

O PH, famoso dos nossos tempos de escola, nada mais é do que uma escala que define os níveis de acidez e alcalinidade de um meio. O PH de um produto é a base para o seu cabelo ficar saudável, macio e brilhante!!!
Vamos entender melhor:

Quanto mais alcalino o PH de um produto (Acima de 7 na escala), mais a cutícula do cabelo será aberta.
Shampoos anti-resíduos, por exemplo, tem PH alcalino. Para promover a limpeza profunda dos fios.
Produtos de transformação como alisamentos e progressivas, também são alcalinos, pois promovem a abertura da cutícula para penetração dos ativos responsáveis pelas alterações nos fios.

PH´s muito altos e alcalinos danificam o cabelo.
Para se ter uma ideia, se exposto a um PH próximo a 13 o nosso fio se dissolve.

Já os produtos de PH ácido (Inferiores a 7 na escala), são considerados hidratantes, pois tem a propriedade de fechar a cutícula e reter o tratamento e a cor(no caso de tinturas).
Produtos de PH ácidos são indicados para o uso logo após procedimentos químicos, pois selam a cutícula que foi aberta.

O PH ideal gira em torno de 4,5 -5,0 para os shampoos. O que permite a abertura da cutícula sem ressecar os fios. Já os condicionadores e máscaras de hidratação devem ter sempre PH inferior ao do shampoo para poder fechar a cutícula e, claro, hidratar. Por isso a importância de usar shampoos e condicionadores da mesma linha, isto garante que o PH dos dois estará equilibrado para fechar a cutícula.
Quando as escamas do cabelo estão seladas, os fios ganham aspecto saudável, macio e brilhante.

Outra dica importante, é ficar atenta ao PH dos produtos infantis, muitas vezes as consumidoras compram acreditando que o PH dos mesmos é neutro. Sim, é. É neutro em relação ao PH do couro cabeludo dos pequenos que gira em torno de 7,5. Para um adulto, este PH é alcalino. Resultado: Cabelos secos, ásperos e sem brilho.
Espero que tenham gostado das dicas!
bjkas
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Carla Guimarães | Todos os Direitos Reservados - Programação/Design: Ei,Psiiu!